As chuvas dos últimos dias também afetaram as escolas do Litoral paranaense. Segundo o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, cerca de 50 mil estudantes estão sem aulas nos municípios de Paranaguá, Morretes e Antonina.
"Neste momento as escolas servem de espaço para auxiliar na mobilização que o governo tem feito para socorrer a população afetada pela chuva", informou a superintendente de Educação Meroujy Cavet, sobre o uso das escolas como abrigos.
As escolas estaduais de Paranaguá tiveram as aulas suspensas durante esta semana devido à falta de água que atinge o município. Em Antonina, as cinco caixas d’água do Colégio Estadual Moysés Lupion estão ajudando a abastecer a população. Em Morretes, o Colégio Estadual Rocha Pombo abriga cerca de 850 moradores.
As escolas estaduais do município de Guaraqueçaba estão com suas atividades normais. Apenas o Colégio Estadual Tagaçaba Porto da Linha ainda está sem contato para verificar as condições da escola.
Em Guaratuba, apenas o Colégio Estadual Cubatão suspendeu as aulas devido ao isolamento por causa das enchentes. Nas outras seis escolas estaduais as aulas acontecem normalmente. Nos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos todos os colégios funcionam normalmente.
O Núcleo Regional de Educação de Paranaguá relatou que ainda há dificuldades de contato com escolas da região em função da falta de serviços telefônicos e de internet. Quando a situação for normalizada, as escolas deverão consultar a comunidade escolar para propor um calendário para repor as aulas perdidas.