O Instituto Ambiental do Paraná – IAP – divulgou nesta quarta-feira, o nono boletim de balneabilidade que apresentou dois novos pontos impróprios para banho nas praias do litoral, chegando a 20 o número de locais contaminados. Cinco pontos tiveram queda na qualidade da água e três melhoraram.
Segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN) as principais alterações aconteceram em Guaratuba, onde a qualidade da água piorou em três pontos: na Prainha - 200 metros à direita do rio Prainha, na praia de Caieiras, em frente ao CPPOM e a 100 metros do Morro do Cristo, e na praia Central. Em compensação, os pontos situados na Rua Pedro Álvares Cabral, no Brejatuba, e 200 metros do Morro do Cristo passaram a ser considerados satisfatórios.
Na Ilha do Mel, o ponto localizado 180 metros à direita do trapiche, em Encantadas, apresentou queda na qualidade de água e foi considerado impróprio, assim como no balneário Olho D' água, em Pontal do Paraná, próximo à ponte da Avenida Principal.
Em Matinhos, o nível de balneabilidade se manteve estável, com oito pontos próprios para banho e seis poluídos. Nesta última avaliação, a boa notícia foi para Antonina, que pela primeira vez aparece como satisfatória a avaliação da água na Ponta da Pita.