A forte chuva que atingiu a região litorânea do Paraná desde a manhã desta sexta (8) provocou diversos estragos. Em Antonina foi registrado deslizamento de terra.
Em Matinhos houve alagamento em diversos bairros, como Sertãozinho, Tabuleiro e Bom Retiro. Segundo a Defesa Civil, 50 famílias ficaram desalojadas. Ruas ficaram intrasitáveis. "As pessoas resgatadas foram encaminhadas para a Escola Municipal 8 de Maio. O Corpo de Bombeiros vai continuar trabalhando e não há motivo para preocupações", disse o comandante da Operação Verão, major Edinilson Barros.
Segundo o Sistema de Metereologia do Paraná (Simepar) a precipitação pluvial das 00h às 15h de sexta-feira foi de 196 mm, mais da metade da média climatológica prevista para o mês de janeiro, de 300mm.
A família de Amilton Viana, 46 anos, foi umas das resgatadas. O assistente técnico mora há 16 anos em Matinhos. "Acionamos os bombeiros para retirar meus netos, de dois e seis anos. Choveu tanto que a água chegou na cintura", afirmou.
O estudante Jean Brito, 13 anos, voltou para a casa alagada para resgatar o cachorro de estimação. "Assim que as ruas começaram a alagar lembrei do Xerife, que tem apenas seis meses. Voltei correndo para buscá-lo", contou o joinvilense.
A Defesa Civil está em alerta em relação ao nível do rio Nhundiaquara, que está aumentou bastante o nível (com AEN).