O verão começa oficialmente neste domingo (21) e termina no dia 20 de março
de 2015. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, historicamente, a estação é bastante chuvosa no Paraná. Isso ocorre porque o estado está na rota de frentes frias que se deslocam pela Região Sul do País. Além disso, no verão há uma tendência à formação de aglomerados de nuvens que, dependendo de suas dimensões e organização, podem causar chuvas rápidas, por vezes acompanhadas de rajadas de ventos fortes e muitos raios.
São estes núcleos de nuvens que provocam as conhecidas "chuvas de verão". Eles podem se formar a partir da influência local (relevo, aquecimento e ventos locais) bem como fazer parte de uma instabilidade que ocorre em escala mais abrangente, além dos limites do Estado.
Nesta época do ano as massas de ar que atuam na região, em sua grande maioria, são continentais, estáveis e muito quentes. Quando essas massas de ar se estabelecem por um período mais prolongado, possibilitam aumento ainda mais intenso das temperaturas.
O fim de semana que marca a chegada da nova estação será de tempo bastante abafado em todo o Sul do Brasil. Neste sábado (20) as temperaturas sobem rapidamente no Paraná e o sol predomina na maioria das regiões. Faz calor no início da tarde, o que favorece a intensificação de nuvens e causa chuvas em boa parte do estado. As chuvas previstas são típicas de verão: rápidas, isoladas e passageiras.
Em Londrina, a previsão é de que ocorram pancadas de chuva a partir da tarde deste sábado. O tempo parcialmente nublado segue até terça-feira (23). Mesmo isoladas, as chuvas devem amenizar o calor registrado na cidade nos últimos dias, com mínima média de 18ºC e máxima de 27ºC.