Paraná

Chuva forte afeta 95 pessoas em três cidades do PR

04 fev 2013 às 15:58

Pelo menos 95 pessoas foram afetadas em três municípios do Paraná pelas fortes chuvas registradas no fim de semana. Campina Grande do Sul e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, além de Maringá, no Noroeste, registraram enxurrada e pontos de alagamento no sábado (2) e domingo (3).

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, o município mais afetado pelas chuvas foi Quatro Barras, que teve 55 pessoas atingidas. Na cidade, oito pessoas ficaram desalojadas – aquelas que saem de casa e vão para residência de conhecidos – e outras onze desabrigadas – que ficaram em abrigos públicos.


Em Campina Grande do Sul foram 40 pessoas atingidas pela enxurrada. No município foram apenas duas pessoas desalojadas, segundo a Defesa Civil. As pessoas que precisaram sair de casa por causa da chuva forte já retornavam para suas casas nesta segunda-feira (4), segundo o órgão.


Já em Maringá, de acordo com a Defesa Civil, em vários pontos da cidade foram registradas quedas de árvores e áreas de alagamento. Porém, não houve registros de desalojados ou desabrigados.


Chuva – Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, tanto no Noroeste quanto na RMC, a quantidade de chuvas nos dois dias ficou acima da metade da média histórica esperada para o mês de fevereiro.


A estação meteorológica de Pinhais, que fica próxima a Campina Grande do Sul e Quatro Barras, teve precipitação acumulada de 82 milímetros entre sábado e domingo. A média histórica da região é de 140 milímetros. Em Maringá, a chuva ocorreu no domingo, quando choveu 87 mm, enquanto a média da região é de 160 mm.

O meteorologista do Simepar Samuel Braun diz que ainda há possibilidade de chuvas em todo o Paraná nesta segunda-feira e durante a semana, porém as pancadas devem ser rápidas e mais localizadas. "Vai ficar mais abafado no interior e nas cidades do leste com temperatura mais amena por causa das nuvens".


Continue lendo