Paraná

Cerca de 80% dos passageiros de ônibus que colidiu com caminhão-tanque eram idosos, diz Saúde

31 out 2016 às 08:45

Vinte pessoas morreram e outras nove ficaram feridas após explosão provocada durante a colisão entre um ônibus e um caminhão-tanque. O acidente aconteceu por volta das 6h desta segunda-feira (31), no km 300 da PR-323, entre Cafezal do Sul Cafezal do Sul e Iporã, próximo a Umuarama.


De acordo com dados da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o ônibus era da Secretaria de Saúde de Altônia e levava 30 pacientes a Umuarama para procedimentos médicos. O caminhão é de uma empresa de laticínios e vinha em sentido contrário.


Segundo a última atualização do Corpo de Bombeiros de Umuarama, são 20 mortes no local. Destes, 19 estavam no ônibus - 18 foram carbonizados e uma senhora não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. A outra vítima fatal é o motorista do caminhão que, com o impacto, teria sido ejetado do veículo.


Todos os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama, que irá identificar 19 deles após exames de DNA. O material genético deverá ser colhido ainda hoje e encaminhado a Curitiba.


Dos nove feridos, dois estão em estado grave e sete têm quadro clínico considerado moderado, sem risco de morte.


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Informações preliminares dos Bombeiros apontam que a carreta teria se perdido em uma curva, batendo de frente contra o outro veículo, que ficou totalmente destruído pelas chamas.


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Equipes do Siate, do Samu e da PRE trabalhavam para remover os corpos das vítimas. O trecho da rodovia foi interditado pela manhã.


Segundo o secretário municipal de Saúde de Altônia, Edson Souza, 80% dos passageiros do ônibus eram idosos. A maioria estava indo a Umuarama realizar cirurgias de catarata. A lista completa com os nomes dos passageiros ainda não foi divulgada. O secretário ainda está terminando de confirmar as identificações e pretende divulgar a lista nesta terça-feira (1).


Duas mulheres que deviam estar no ônibus com os demais passageiros tiveram imprevistos e não embarcaram. Conforme Edson Souza, uma delas perdeu o ônibus por causa do marido. "Ela disse que perdeu o ônibus por causa do marido, foi brigando com ele dentro do carro e passou pelo acidente na estrada", conta.


Já a outra mulher, não foi avisada que sua cirurgia estava marcada para hoje. "O nome dela estava na lista dos passageiros, mas não foi informada que seria hoje. Após saber sobre o acidente, ligou agradecendo muito emocionada", completa.

(Atualizada às 19h35)


Continue lendo