Paraná

Cerca de 6 mil discutem o meio ambiente em Curitiba

19 mar 2006 às 19:03

Depois da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), que terminou nesta sexta-feira (17), Curitiba está pronta para sediar mais um evento da ONU. É a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), que será aberta oficialmente nesta segunda-feira (20).

As discussões sobre meio ambiente que ocorrerão na capital do Paraná ao longo de doze dias por cerca de seis mil representantes de mais de 190 países, entre integrantes das delegações estrangeiras, observadores, cientistas e representantes da ONU, foram divididas em quatro eixos principais.


São eles: a criação e implementação de áreas protegidas, o acesso a recursos genéticos, a proteção de conhecimentos tradicionais da sociobiopirataria e o compartilhamento com comunidades locais dos benefícios advindos desse uso, e como avaliar se as diretrizes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) estão sendo de fato respeitadas pelos seus 188 países signatários (incluindo a Comunidade Européia).


Esses foram os temas dos quatro grupos permanentes de trabalho criados na última conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-7), ocorrida há dois anos, na Malásia. E são eles que deverão nortear as duas semanas de debate internacional sobre meio ambiente que se iniciam em Curitiba com a abertura da 8ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8).


A COP é o órgão deliberativo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB). A reunião de seus membros ocorre a cada dois anos. A última foi realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2004. A Convenção da Diversidade Biológica foi aprovada em 1992 durante a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92 ou Eco-92), no Rio de Janeiro.

Informações da ABr


Continue lendo