O governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba resolveram deixar as diferenças de lado para promover uma intervenção social na vila Icaraí. A região foi cenário de uma chacina no começo deste mês. Oito pessoas foram assassinadas. O prefeito em exercício, Luciano Ducci, e o presidente do diretório municipal do PMDB, Doático Santos, concluíram juntos que a parceria neste momento era inevitável.
A vila Icaraí é considerada um dos principais bolsões de pobreza da capital paranaense. Com a intervenção social promovida neste sábado (31), as mil e duzentas famílias da ocupação puderam fazer carteiras de identidade e de trabalho, exames de saúde, e consultas jurídicas de graça.
Na ocasião, o prefeito em exercício, Luciano Ducci, anunciou melhorias para a ocupação. Entre as obras previstas está o Centro da Juventude, clube esportivo com piscinas e quadras para os jovens da região e que será erguido no próximo ano em conjunto com o Governo do Estado, parceiro da Prefeitura de Curitiba no Dia pela Inclusão Social.
"Com esta união queremos fazer uma grande intervenção social na região e oferecer muitas melhorias para a comunidade, além daquelas que já estão em andamento", disse Ducci, na abertura da programação, que teve a participação do diretor-presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche, do coordenador do programa e diretor de Relações Institucionais da Cohapar, Doático Santos, do administrador da Regional Cajuru, Cesário Ferreira, e dos vereadores Tico Kuzma e João do Suco.
Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba no Dia pela Inclusão Social estiveram pintura livre para crianças; oficinas de bijuteria; testes de glicemia e de pressão arterial e orientações para prevenir a dengue; inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida, orientação do trabalho social e dos engenheiros das obras na região; e orientações urbanísticas e sobre os programas na região.
O presidente do Diretório Municipal do PMDB, Doático Santos, chegou a sinalizar para a possibilidade de outras parcerias do governo estadual com a prefeitura, depois do primeiro passo dado, na Vila Icaraí. (informações da Prefeitura de Curitiba e CBN Curitiba)