O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira (07) o projeto que transformaria o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - a primeira do país a receber esse título. A Lei nº 11.184 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10).
O principal argumento apresentado para conquistar o credenciamento foi o perfil universitário alicerçado no ensino, na pesquisa e na extensão. A mudança traz para a instituição maior autonomia para abrir e extinguir cursos e programas de ensino superior, direito de emitir diplomas de cursos superiores (atualmente feito apenas por universidades) e ampliação do acesso a órgãos de pesquisa. A transformação em universidade altera apenas aspectos como designações de diretores e estatuto da instituição.
O Cefet-PR existe desde 1909 a atualmente oferece cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). São 13.500 alunos regulares, 1.330 professores e 580 técnicos-administrativos distribuídos em unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco/Dois Vizinhos e Cornélio Procópio.