Paraná

Cefet pode se transformar em Universidade Tecnológica

19 set 2002 às 17:13

O governador licenciado Jaime Lerner confirmou nesta quinta-feira, em Pato Branco, que o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet) será transformado em Universidade Tecnológica Federal. Segundo Lerner, o projeto será enviado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso ao Congresso Nacional.

Hoje, o Cefet Paraná é uma instituição de ensino médio, dentro da concepção de educação profissional implantada em 1996 pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Mas já possui cursos de graduação no ensino superior nas áreas da Ciência (Engenharia, Agrárias, Exatas e Humanas) e da Tecnologia (cursos superiores de tecnologia), além de programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).


O governador Jaime Lerner disse que a mudança que está sendo encaminhada ao Congresso Nacional atende uma luta antiga do Paraná. "Nós temos seis universidades mantidas pelo Estado e apenas uma, a Universidade Federal do Paraná, pela União. É uma desproporção em relação a Estados como Minas Gerais, que possui seis universidades e sete instituições federais de ensino superior, ou Rio Grande do Sul, com quatro universidades e uma escola federal de medicina".


O Cefet tem seis campi no Estado: Curitiba, Pato Branco, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Medianeira e Ponta Grossa. As unidades têm 14 mil alunos matriculados e 1.200 mestres e doutores. Todos os laboratórios são interligados por fibra ótica.

O projeto para transformação do Cefet em universidade especializada, categoria autorizada pela nova LDB, foi elaborado pelo Conselho Diretor da instituição em 1997 e encaminhado no mesmo ano ao Ministério da Educação.


Continue lendo