Há quatro meses, a prefeitura de Foz do Iguaçu implantou o Centro de Atendimento ao Idoso, Cati, um programa cujo objetivo é tirar o idoso da fila de espera do SUS e ampliar as ações preventivas.
Desde que o programa entrou em funcionamento foram registradas 2,1 mil consultas com clínico geral. Das consultas marcadas com cardiologista, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social, o Cati fez 380 consultas durante o mês de outubro.
No local, uma equipe de 16 pessoas, entre médicos, enfermeiros e atendentes e voluntários, presta serviços de assistência e prevenção à saúde aos idosos. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Os idosos podem realizar também coleta de sangue para exames e uma pequena farmácia disponibiliza medicamentos dos mais variados gêneros aos idosos.
No Cati, é feito todo o acompanhamento psicossocial dos idosos. Diariamente, acadêmicos do curso de fisioterapia conversam com os idosos e realizam exercícios preventivos. Eles também participam de caminhadas. Durante o dia são servidos lanches, e nas quintas-feiras são proferidas palestras sobre hipertensão e outros temas de acordo com o pedido dos idosos.
Segundo Ivete, os custos para implementação do projeto, são divididos entre prefeitura e um grupo de voluntários e o programa conta com o apoio de oito médicos. " A expectativa, em médio prazo, é ampliar a capacidade de atendimento e preparar outras atividades como teatro e shows", declarou.
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu