Os veículos estrangeiros de turismo estão proibidos de entrar no Parque Nacional do Iguaçu desde terça-feira. A medida faz parte do programa de redução do movimento de automóveis no interior da reserva florestal, criado para reduzir o número de atropelamentos de animais e diminuir a emissão de gases poluentes.
A proibição atinge principalmente os ônibus, táxis, vans e kombis de turismo da Argentina e do Paraguai (países vizinhos de Foz), que eram responsáveis por 15% do tráfego específico do setor. Agora, eles são obrigados a deixar os turistas no Centro de Recepção de Visitantes, de onde os visitantes seguem rumo as Cataratas do Iguaçu em ônibus especiais.
A diretoria do Parque Nacional do Iguaçu também estenderá a restrição aos brasileiros, porém somente a partir de julho. A passagem de automóveis particulares de passeio - independente do país de origem - foi proibida em 20 de dezembro do ano passado, quando entrou em operação o sistema de transporte de ônibus não poluentes da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.
* Leia mais em reportage de Alexandre Palmar na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira