O metrô elevado, idealizado pelo prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (PFL), não vai sair do papel, pelo menos nos dois últimos anos que ainda restam de administração.
Cassio anunciou ontem que, no lugar do metrô, Curitiba vai ganhar três novas linhas de biarticulados com alcance metropolitano fazendo a ligação entre o terminal do Maracanã, em Colombo, na região metropolitana, e o terminal CIC-Sul.
O modelo dos ônibus é pioneiro, dotado de motor híbrido, que utiliza diesel e energia elétrica e, por isso, em tese menos poluentes. Está prevista ainda a construção de uma estação central, na Praça Eufrásio Correia.
Nas entrelinhas, o prefeito admitiu sua derrota. Reafirmou que o projeto de instalação de um metrô elevado foi abortado com a desistência oficial de um financiamento internacional a fundo perdido para solucionar o estrangulamento do sistema de transporte coletivo da capital paranaense. O projeto poderá ser desengavetado numa futura administração, aposta o prefeito.
O novo trajeto incluirá a integração de 23 bairros de Curitiba e conexões com os municípios de Colombo, Fazenda Rio Grande e Araucária, todos na região metropolitana. Uma parte do percurso, que vai do Trevo do Atuba até Maracanã e tem 1,8 quilômetros, vai ser feita com recursos já aprovados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Coordenadoria Estadual Metropolitana (Comec).
Outros US$ 36 milhões serão usados para a conclusão do projeto, que terá 25 quilômetros de extensão. Os recursos ainda não estão garantidos. Eles serão pleiteados junto ao Fundo para Países do Rio da Plata (Funplata).