Paraná

Cartilha ensina a presidiários seus direitos

19 set 2002 às 16:35

Foi lançada nesta quinta-feira uma cartilha com informações fundamentais sobre saúde, combate a drogas, direitos e deveres jurídicos dos presos. A cartilha "Catatau da Saúde" será distribuída aos 6.500 detentos do Sistema Penitenciário do Paraná.

A publicação ajuda os prisioneiros a evitar doenças sexualmente transmissíveis e alerta para os riscos do uso de drogas. Também estão na cartilha explicações sobre jornada de trabalho na prisão, visitas íntimas, remissão de pena, conduta e comportamento nas unidades e pedidos judiciais.


Os detentos também ficam conhecendo melhor as funções e a atuação do Poder Judiciário, Ministério Público e do Conselho Penitenciário.


O nome "Catatau" foi inspirado na maneira como os presos chamam os bilhetes que escrevem para solicitar orientação jurídica, assistência médica e apoio psicológico.

A cartilha é resultado de um projeto de benefício à saúde dos presos, implantado há quase dois anos na Penitenciária de Estadual de Londrina, no Complexo Médico Penal, em Curitiba e na Colônia Penal Agrícola, em Piraquara.


Continue lendo