Cinco mil e duzentos funcionários da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Hospital Universitário Cajuru e Santa Casa de Misericórdia passarão a usar o cartão transporte, um cartão eletrônico que permite o acesso ao sistema de transporte de Curitiba e à Rede Integrada de Transporte (RIT).
Os primeiros cartões foram entregues a um pequeno grupo de funcionários da Sociedade Paranaense de Cultura, mantenedora da PUC-PR, do Hospital e da Santa Casa na última quarta-feira.
A PUC-PR é a primeira empresa a ingressar no programa cartão qualidade da Prefeitura de Curitiba. Outras 30 empresas já se cadastraram e se preparam para adotar o mesmo sistema.
Com a mudança, a PUC-PR e o Hospital Cajuru vão deixar de manipular e separar em pacotes o equivalente a 100 mil vales transporte por mês. Outros 70 mil são necessários para atender os funcionários da Santa Casa.
O cadastramento para o uso do cartão começou em 2001 com os operadores do sistema de transporte da cidade e se intensificou no ano passado quando os idosos que têm direito à gratuidade no sistema de transporte começaram a receber os seus cartões.
A Urbs está realizando também o cadastramento de passageiros que têm direito à gratuidade como deficientes carentes, oficiais de justiça e carteiros. Após o cadastramento dos estudantes o cartão passará a ser oferecido a toda a população. Atualmente, o uso das fichas representa 55% do volume pago pelos passageiros pagantes em toda a RIT.