A tradicional benção de automóveis pelos freis capuchinhos da Igreja Nossa Senhora dos Mercês, em Curitiba, acontece nesta quarta-feira, Dia de São Cristovão, padroeiro dos motoristas. Na Paróquia de São Cristóvão, também na Capital, a benção dos automóveis será no domingo pelos freis salesianos durante procissão de motoristas, a partir das 10 horas, depois de missa celebrada pelo bispo Dom Pedro Fedalto, às 9 horas.
A aposentada Hilda Rychuv, de 66 anos, que recebe a benção dos capuchinhos há mais de 20 anos, sente-se protegida. "Venho todo ano. Dirijo há 30 anos e nunca me envolvi em acidentes porque tenho fé na benção e sou devota de São Cristóvão", contou ela.
O comerciante Dalair Zonin acredita que já se envolveu em vários acidentes, inclusive em um capotamento em que toda a sua família ficou gravemente ferida por não ter recebido a benção dos capuchinhos. "É a primeira vez que venho até a igreja para receber a proteção divina. Tenho fé que a partir de agora será mais difícil acontecerem acidentes", disse.
O frei capuchinho Bonifácio Piovesan pedia a Deus durante a oração que livrasse as pessoas do perigo ao dirigirem automóveis e entregava a elas um santinho com a oração dos motoristas. À noite, será celebrada, na Paróquia de São Cristóvão, uma missa de ação de graças aos motoristas. A paróquia fica na Rua Santa Catarina, 1750, Vila Guaíra, Curitiba.