Paraná

Capela mortuária do Cemitério de Lerroville volta a funcionar

16 fev 2017 às 16:14

A partir desta quinta-feira (16), a capela mortuária do Cemitério de Lerroville, que estava fechada desde o ano passado, está disponível para utilização da população. Isso foi possível graças à união e empenho de órgãos, secretarias municipais e lideranças comunitárias, que se dedicaram na realização de um mutirão de limpeza realizado ontem, quarta-feira (15), quando executaram diversas melhorias no local.

A ação foi coordenada pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) e contou com apoio das secretarias municipais do Ambiente (SEMA) e Educação, de lideranças da comunidade do distrito, como o padre John Jairo Garcia Chacón, da Paróquia Santa Izabel, que levou cerca de 40 membros da comunidade. O Patronato Penitenciário de Londrina disponibilizou mão de obra para dar suporte à equipe da Acesf, que contou com 13 servidores.


Na capela, o trabalho abrangeu a retirada de entulhos e matos e pintura da parte externa e interna. Também foram colocados bancos novos, para dar mais conforto aos usuários. O próximo passo será a construção de um novo banheiro e a reforma dos outros. Além da capela, também foi feito um mutirão de limpeza e melhorias no cemitério todo.


Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Carvalho Pereira, foram executadas a pintura do muro, dos banheiros e dos cruzeiros do local. Também foi feita a retirada de matos e entulhos de todo o cemitério. Além disso, a SEMA cedeu 20 mudas de árvores para arborizar o distrito e uma família doou mudas de cebolinha e salsinha, que serão plantadas pela comunidade, em vasos doados pela Acesf.


Reunião - Além do mutirão, também foi realizada uma reunião, na capela do distrito, para levantar as demandas do local. Participaram representantes da Acesf, da Sema, da Secretaria de Educação, Associação de Lerroville e outros integrantes da comunidade.

Segundo o superintende da Acesf, foi agendada uma nova reunião, para o dia 8 de março, às 15 horas, na capela do distrito, para deliberar quais melhorias serão feitas. "Estaremos fazendo a análise disso e apontaremos neste encontro", disse.


Continue lendo