Paraná

Candidatos de concurso da Copel ameaçam acionar Justiça

28 set 2009 às 22:06

Candidatos de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba que não conseguiram realizar a prova do Concurso da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) neste domingo (27) ameaçam acionar a Justiça para solicitar nova aplicação de provas ou até danos morais. As reclamações vão desde o fechamento dos portões minutos antes do horário previsto até divulgação de endereço de local de prova que não consta em mapas, o que teria provocado o atraso de alguns inscritos.

De acordo com a instituição responsável pelo concurso, Centro Universitário Faculdade de Administração e Economia (FAE), as dificuldades enfrentadas pelos candidatos ocorreram por causa de equívocos por parte dos próprios candidatos quanto aos endereços dos locais de avaliação.


Em Curitiba e Cascavel, alguns candidatos registraram boletim de ocorrência. Na sede da FAE, em Curitiba, candidatos reclamaram que o problema foi o fechamento antecipado dos portões. Nas faculdades Assis Gurgacz (FAG) e na Unipar, em Cascavel, os inscritos disseram que o endereço da faculdade, publicado no edital do concurso, não constava em mapas. Em Ponta Grossa, alguns candidatos arrombaram os portões do colégio e tiveram que ser contidos por seguranças.


Em Londrina, também houve confusão e os candidatos que não conseguiram chegar à tempo ao local da prova fizeram buzinaço em frente ao colégio, atrapalhando os inscritos que estavam realizando a prova.


"Os fiscais não localizaram minha prova e após duas horas do inicio do concurso trouxeram outra prova. Solicitei averiguação e a resposta foi que se quisesse farai aquela pois não tinha outra e teria que entrar com recurso", relatou ao Bonde a leitora Claudiane Balan.


O concurso da Copel contou com 81.200 inscritos. Os candidatos concorrem a 53 vagas para cargos de nível superior e 99 vagas de nível médio e técnico para cadastro reserva. Os salários vão de R$ 822,52 a R$ 4.930,32.


A reportagem do Bonde entrou em contato com a Copel e a assessoria de imprensa informou que a empresa não vai se manifestar sobre o assunto porque o concurso é de responsabilidade da FAE.


Nota Oficial:


A FAE, enquanto organizadora do Concurso da Companhia Paranaense de Energia – COPEL esclarece que:


1) Todas as recomendações que constam no Edital 01/ 2009 e complementos foram cumpridas pela organização;


2) No item referente aos endereços para realização do concurso, a FAE esclarece que os mesmos foram encaminhados eletronicamente pelas instituições que realizariam as provas. Os mesmos endereços estão nos sites de cada instituição;


3) Com relação aos horários de fechamento dos portões, a FAE informa que os mesmos foram cumpridos rigorosamente de acordo com determinação do Edital;


4) Esclarecemos ainda que os profissionais responsáveis pela fiscalização das provas foram treinados e capacitados e cumpriram as normas previstas em Edital;

5) Informamos ainda que as provas para os cargos de Técnico Ambiental, Técnico em Agrimensura e Técnico Industrial de Mecânica terão as provas remarcadas em data a ser definida pela Comissão Organizadora do Concurso e a COPEL, devido a uma alteração nos códigos dos cargos.


Continue lendo