A partir desta quarta-feira, dia 21, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) lança oficialmente a campanha educativa para que condutores de carros, motos e bicicletas passem a respeitar as faixas para pedestres, mesmo que não haja semáforos nesses locais.
A iniciativa faz parte da campanha "Faixa: Tô parando nessa!", desenvolvida em Maringá nesta Semana Nacional do Trânsito, com a finalidade de fazer com que os motoristas reavaliem sua maneira de dirigir e prestem maior atenção à segurança e velocidade adequada no trânsito urbano.
As placas de orientação aos motoristas, atualmente cobertas, vão ser descerradas às 9 horas da manhã desta quarta-feira. Elas estão distribuídas em 22 locais de grande fluxo de pedestres no centro da cidade e considerados de alto risco de atropelamentos.
Nos próximos dias, voluntários integrantes de entidades sociais da cidade permanecerão nesses locais realizando ações de orientação, sempre acompanhados de um policial militar, um agente de trânsito, um atirador do Tiro de Guerra ou soldado do Corpo de Bombeiros.
Os voluntários terão a disposição faixas para alertar os motoristas para que reduzam a velocidade e dêem preferência de travessia ao pedestre nesses pontos.
De acordo com o diretor de Trânsito do município, Luís Miura, em uma segunda etapa as placas e faixas específicas para pedestres serão estendidas também para pontos considerados críticos nos bairros da cidade.
Londrina quer implantar projeto
Talvez leve tempo, mas autoridades de trânsito de Londrina também querem implantar na cidade o sistema em que o motorista pára ante a faixa assim que o pedestre manifesta a intenção de atravessar a rua, mesmo sem a presença de um semáforo.
Em Brasília, o sistema funciona desde 96. O norte-paranaense Luis Riogi Miura, que implantou o sistema em Brasília, foi convidado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a ser uma espécie de consultor no processo de conscientização dos motoristas locais.