A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, lançou nesta terça-feira (18), durante a Escola de Governo, a campanha "Qual a marca que você quer deixar?", que convoca a população a refletir sobre as violências cometidas contra crianças e adolescentes e sobre como a sociedade pode contribuir para reduzir a impunidade dessas ações. O lançamento da campanha acontece no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado no dia 18 de maio.
Durante todo o mês de maio, cartazes e folhetos serão distribuídos pelas instituições que participam da campanha e por diversas prefeituras que realizam mobilizações em todo o Paraná.
Denuncie!
As denúncias de casos de violência podem ser feitas através dos telefones 181 ou 100, em que as ligações são gratuitas e o denunciante não precisa se identificar.
De acordo com os números registrados no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência, cerca de 18% das violações de direitos fundamentais são referentes às violências física, psicológica e sexual. Os casos de violência sexual representam, em média, 3% do total. Na maior parte dos casos, o agressor é um responsável por cuidar da vítima ou tem a confiança da família.