Paraná

Campanha educativa para ciclistas começa nesta segunda em Curitiba

05 mai 2002 às 19:07

A partir desta segunda-feira, a Diretran começa a Campanha dos Ciclistas, voltada a orientar a população sobre os cuidados que os ciclistas devem ter sempre que estiverem pedalando pelas ruas da cidade. A partir das 8h30 agentes de trânsito e fiscais do transporte coletivo estarão espalhados pelas canaletas dos cinco corredores usados pelos ônibus biarticulados para abordar aqueles que têm utilizado as canaletas em seus deslocamentos.

"Vamos parar os ciclistas e explicar os riscos a que eles estão expostos quando pedalam na pista exclusiva dos ônibus", explica a coordenadora do Núcleo de Educação e Cidadania, Maura Moro Barbosa. Além da abordagem na canaleta, durante a campanha serão realizadas blitze educativas em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito.


Para a Diretran, a campanha é necessária devido ao número de acidentes envolvendo ciclistas em Curitiba. Um levantamento feito pela Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte, mostra que o número de acidentes envolvendo ônibus do transporte coletivo e ciclistas nas canaletas, que são exclusivas aos ônibus, tem crescido nos últimos quatro anos.


Em 98 foram nove acidentes. Já em 2001 houve 28 acidentes, 211% mais do que há quatro anos. O número de feridos cresceu 383%. Seis pessoas se feriram nos nove acidentes que ocorreram em 98, enquanto no ano passado foram 29 feridos nos 28 acidentes.

Para alertar os ciclistas sobre a exclusividade das canaletas para os ônibus biarticulados, a Diretran já instalou 472 placas de proibido andar de bicicleta nas canaletas dos cinco corredores de ônibus expresso na cidade (Boqueirão, Norte Sul, Leste e Oeste), nos calçadões para pedestres como a rua XV de Novembro, a rua Senador Alencar Guimarães, e ainda na Praça Rui Barbosa.


Continue lendo