Terminou na manhã desta quarta-feira a lonta fila de caminhões que se formou em direção ao Porto de Paranaguá. A fila começou na madrugada de segunda-feira e atingiu ontem, no pico do movimento, o Km 16 da BR-277. No início da manhã, o movimento era menor e o último caminhão estava no Km 5. Às 18h30 de ontem, a fila tinha reduzido para o Km 14.
Depois de cinco meses sem ter o problema, as fila voltou ao acostamento da rodovia. Esta já é a terceira vez no ano, que há acúmulo de caminhões para descarregar no porto. A primeira vez foi em 21 de fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas, e a segunda em 13 de março.
De um lado, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) alega que os caminhoneiros foram ao porto com carga que não estava programada para ser armazenada ou embarcada. O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) teria cancelado as ordens de serviço do porto que determinavam que as cargas cheguem ao local nominadas.
Já os operadores portuários dizem que a fila foi gerada porque teriam ocorrido quedas no sistema de informática carga on line que controla a entrada de caminhões no pátio de triagem na segunda-feira. Outro motivo seria a grande demanda de milho que chega para desembarque.
A Appa informou que desde a meia-noite de segunda-feira até às 17h30 de terça, 5.034 carretas carregadas com grãos passaram pelo pátio de triagem. A administração portuária está exigindo dos operadores portuários que a descarga no Corredor de Exportação aconteça durante 24 horas, enquanto existirem caminhões no pátio de triagem.
Ainda segundo a Appa, a fila de caminhões se formou devido ao envio de cargas de grãos sem navio nominado e sem destino de armazenagem definido. A nomeação de cargas é uma das exigências da Ordem de Serviço 054/2007.