Aproximadamente 3 mil pessoas participaram, neste domingo (27) em Curitiba, da caminhada Unidos pela Vida – Vista-se de Rosa, promovido pelo Governo do Paraná, com o objetivo de incentivar as mulheres a fazer exercício físico e adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença.
No Paraná, 759 mulheres morreram em 2010 em decorrência do câncer de mama. Em 2011, já são 651 mortes. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que surjam 3,5 mil casos novos da doença por ano no Estado.
A caminhada deste domingo teve um percurso de cerca de 4 quilômetros, entre a Praça do Japão e o Parque Barigui, fechando, assim, uma série de eventos realizados neste mês para comemorar o dia 27 de novembro, instituído como o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama.
"Vamos intensificar as ações para derrubar os números de câncer de mama no Estado. A detecção precoce aumenta as chances de cura da doença e temos tecnologia para isso", afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, que participou da caminhada junto com a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Ao final do percurso, mulheres que já lutaram contra a doença foram homenageadas pelos participantes, entre elas a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, que lutou 10 anos contra o câncer e morreu neste ano.