A Polícia Civil da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), chefiados pelo delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) de Curitiba, prendeu, na tarde da última segunda-feira (15), nos bairros Jardim Botânico e Centro, uma quadrilha que cometia furtos em ônibus da cidade, principalmente nos coletivos que fazem a linha Santa Candida/Campo Comprido. Durante a operação sete integrantes de duas diferentes quadrilhas foram presos.
As investigações iniciaram depois que a DFR solicitou a Urbanização de Curitiba (Urbs), imagens das câmeras de segurança dos tubos, onde foi possível saber como o bando agia, além da identificação dos suspeitos.
Em análise do circuito de segurança, a polícia constatou que integrantes da quadrilha de punguista (furtar algo em meio a aglomeração de pessoas sem que ninguém perceba), pegavam os ônibus diversas vezes ao dia, descendo sempre nos tubos para aguardar novas vítimas e, consequentemente, para se certificar do furto.
Com a identificação dos suspeitos e com as provas contra as quadrilhas, os investigadores realizaram diligências até os locais monitorados, autuando em flagrante, os sete envolvidos, pelos crimes de furto qualificado e formação de quadrilha.
Investigações apuraram ainda que o alvo da quadrilha eram idosos, vítimas vulneráveis e até jovens distraídos.
"Trata-se de um trabalho de grande relevância para a Polícia Civil, pois essa quadrilha tem acarretado muitos prejuízos as vítimas e principalmente as pessoas que utilizam o transporte coletivo", afirma o delegado-chefe da DFR, Osmar Dechiche.
As investigações continuam para que outras quadrilhas sejam presas. Todos os suspeitos foram e autuadas seguem à disposição da Justiça.