Paraná

Camelôs podem sair da praça e ir para um hotel

19 dez 2000 às 20:58

Uma idéia do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) pode solucionar o problema dos camelôs no centro da cidade. Sem local para se instalar, em novembro os camelôs ocuparam a Praça Rocha Pombo, tombada pelo patrimônio histórico. O Ministério Público já pediu a retirada dos ambulantes do local. Agora podem sair dali para um hotel.

A solução encontrada seria a transformação do Hotel Berlim, um dos primeiros construídos em Londrina, em um shopping popular. De acordo com o Ippul a idéia de levar os camelôs - cerca de 500 atuando no centro de Londrina - para o Hotel Berlim vem sendo cogitada há tempos. Ainda sem informações técnicas sobre o local, instituto afirma que o espaço oferece condições arquitetônicas adequadas para esta finalidade.


Para acomodar os camelôs, os quartos poderão ser transformados em lojas, os pátios poderiam abrigar diversas barracas e o restaurante serviria de apoio para uma praça de alimentação. Segundo técnicos do Ippul, o prédio não necessita de reformas profundas para esta finalidade, apenas pintura e reparos.


Outra vantagem do Hotel Berlim seria a localização estratégica (na Rua Benjamin Constant, centro da cidade). Construído na década de 50, o Hotel Berlim ocupa um área de 6.400 metros quadrados e tem 110 quartos e apartamentos. Atualmente a média de ocupação é de 20 hóspedes por dia.

Até o final do mês, o Ippul pretende deixar pronto um estudo preliminar com informações sobre a área do prédio. Caberá à próxima administração aceitar ou não.


Continue lendo