A Secretaria da Indústria e Comércio divulga a partir desta quarta-feira (26) o nome das empresas paranaenses já inscritas para a 111.ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), o mais tradicional e importante evento do gênero no país.
O encontro será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Cambé, cidade vizinha a Londrina, com o objetivo de aumentar as exportações do Paraná e estimular a participação de micro e pequenos empresários no contexto internacional. O Encomex é realizado em parceria do governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Prefeitura e entidades ligadas ao setor.
Com 33 empresas brasileiras já inscritas, o Encomex no Paraná espera a adesão de países como a Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia. Serão priorizados os setores de confecção/têxtil, móveis e alimentos. Segundo o coordenador de projetos do município de Cambé, Almir Nogueira, são 2.334 indústrias na região, com potencial de qualidade para exportação. A região também engloba municípios como Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Cornélio Procópio, Jataizinho e Ibiporã, além de Londrina, terceira maior cidade da região Sul do Brasil. O nome das empresas pode ser pesquisado no site www.pr.gov.br/seim, no banner do encontro.
Empresas – Segundo o coordenador estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, as empresas internacionais já podem conhecer as empresas paranaenses inscritas visitando o site da secretaria estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul. "Esse evento espera público de 1.200 pessoas e é voltado para indústrias, instituições, empresários, prestadores de serviço de comércio exterior e estudantes", diz. "Os empresários do Mercosul têm muito a ganhar na região", completa.
Além de discutir ações de interesse da área de comércio internacional, o Encomex pretende estreitar parcerias entre governo federal, estadual e iniciativa privada, com o intuito de fomentar as exportações tanto em regiões tradicionalmente exportadoras como em regiões que estão iniciando suas vocações para o mercado externo.