Os vereadores de Londrina aprovaram nesta tarde (19/02), por unanimidade, um projeto de lei que regulamenta a instalação de antenas de telefonia fixa e móvel, televisão, rádio e telecomunicações em geral.
Há cerca dois meses, associações de moradores de várias regiões da cidade se mobilizaram para pressionar os vereadores a regulamentar a instalação das antenas de telecomunicações. A população teme que as antenas próximas às casas possam causar problemas de saúde, como já comprovaram estudos médicos. Especialistas afirmam que a radição emitida pelas antenas pode provocar até câncer e leucemia, além de outras doenças menos graves.
Atualmente, as empresas proprietárias das antenas alugam terrenos por até R$ 1 mil e instalam as antenas sem obdecer nenhum tipo de critério, como por exemplo, a distância das casas. Com a regulamentação da lei, as antenas não poderão ser instaladas a menos de 20 metros de casas e em áreas onde existe praças, escolas ou hospitais.
As empresas serão fiscalizadas pela Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA) e terão que ter alvará para instalar as antenas. Assim que for sancionada pelo prefeito Jorge Scaff (PSB), as empresas têm 90 dias para se adaptar a lei.
Leia mais na reportagem de Edna Mendes, na Folha do Paraná desta quarta-feira