A Câmara de Vereadores de Mandaguari lança na próxima sexta (24), às 19h, a Procuradoria da Mulher. Aguardada há anos, a Procuradoria vai atuar, sobretudo, no combate à violência contra a mulher e na busca por igualdade de gênero. A vereadora Claudete Velasco (PSC) será empossada como Procuradora e a servidora do legislativo municipal Cláudia Velasco como procuradora adjunta.
“Em julho de 2021 recebemos a visita da professora, vereadora e procuradora da mulher na Câmara de Maringá Ana Lúcia Rodrigues. Conversamos bastante, juntamente com o presidente da Câmara de Mandaguari Alécio Bento da Silva Filho (PSD) e servidores. Foi um diálogo muito bom sobre a implantação da procuradoria na nossa cidade. Naquele momento foi plantada uma sementinha que foi crescendo dentro do meu coração a cada dia”, relata Claudete.
Leia mais:
No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias
Fipe aponta viabilidade do projeto do trem pé-vermelho na região de Londrina
Verão Maior Paraná: maior programação de shows gratuitos do Brasil começa nesta sexta-feira
Alunos da rede estadual do Paraná vão receber material escolar em 2025
Ainda de acordo com a vereadora, o principal objetivo da Procuradoria da Mulher na Câmara é receber as denúncias de violência contra a mulher e dar os encaminhamentos necessários. “Vamos acolher, dialogar e encaminhar para órgãos como a delegacia de polícia. Este é o primeiro passo para a vítima se sentir segura a fim de que possamos ajudá-la. A ideia é formar uma rede de proteção com Creas, Cras, Assistência Social, Conselho Tutelar, além de outros órgãos, de forma a darmos um basta na violência contra a mulher”, explica.
EVENTO
O evento no dia 24 vai contar com a presença de diversas autoridades, lideranças femininas, mulheres de destaque de Mandaguari e região que atuam na defesa de direitos, na busca por dignidade e justiça, e ainda por uma vida melhor.
Estão confirmadas as presenças da deputada estadual e procuradora da mulher na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), Cloara Pinheiro; da professora e doutora em história Tânia Gomes; e ainda da gestora administrativa da Acaman (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mandaguari) Angélica Amanda Bento. As quatro vão compor uma Mesa, mediada pela vereadora Claudete Velasco, na qual serão debatidos temas como o papel e a importância da Procuradoria da Mulher, empoderamento e liderança feminina, igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher e busca por justiça.
Durante a cerimônia também vão ocorrer apresentações musicais com um repertório alusivo ao Mês das Mulheres e ao final os convidados poderão participar de um coquetel no plenário da Câmara. Para o presidente do legislativo, o lançamento da Procuradoria é um dia histórico para a cidade de Mandaguari. “O órgão vai dar toda assistência e melhor qualidade de vida a mulher mandaguariense. Espero que todos compareçam na Câmara Municipal para prestigiar esse evento de suma importância”, conclamou Alécio.