Paraná

Cães são adastrados para aumentar índice de adoção

03 set 2013 às 08:54

Cães que aguardam na fila de adoção em Curitiba estão aprendendo conceitos básicos de adestramento. Ministradas pela voluntária Maria Cristina Oliveira, especialista em comportamento canino, as aulas ensinam três comandos essenciais ("senta", "dá a patinha" e "fica"). Os cursos são promovidos pela Prefeitura e voltados principalmente a entidades que fazem parte da Rede de Proteção Animal.

"O objetivo é aumentar o índice de adoção, já que as pessoas se encantam com cães educados, e reduzir o número de animais devolvidos depois de adotados", explicou Alexander Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente.


Maria Cristina disse que educar um cão é fácil. Basta que o proprietário tenha foco no que está fazendo e refaça os movimentos até que o animal tenha aprendido. "A interação dono-cão parte da indução do que se quer do animal", disse ela, lembrando que a primeira regra é ganhar a confiança do cão. Os cachorros podem ser adestrados a partir dos três meses de idade.


Karina Hauer, voluntária do abrigo Animal Amigo, que possui 1.500 cães disponíveis para a adoção, diz que a iniciativa da Prefeitura é muito importante para preparar os animais. "A população gosta de raças pequenas e peludas para dentro de casa e de raças grandes para utilizar na guarda. Cães de médio porte e pelagem baixa normalmente são rejeitados", disse Karina.

Quem desejar informações sobre princípios básicos de adestramento pode levar seu cão no dia 16 de setembro no Parque Barigui, na capital. Durante a realização da Feira Amigo Bicho, serão ofertadas aulas de adestramento com Maria Cristina, para a população em geral. Já para quem deseja adotar um cão, o telefone do abrigo Animal Amigo é (41) 9996-0234.


Continue lendo