A Prefeitura de Curitiba, em ação conjunta com a Polícia Civil e a Sociedade Protetora dos Animais, apreendeu 30 cães que estavam abrigados em um canil irregular na Rua Goiânia, no bairro Cajuru. A apreensão ocorreu após uma denúncia de maus-tratos aos cachorros, que estavam em gaiolas muito pequenas e sujas, além de alguns que estavam doentes.
Segundo a prefeitura, os animais são das raças lhasa apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher e estavam abrigados em situação precária. Ao serem resgatados, os cães receberam microchips e foram levados para um lar temporário. A Justiça deve decidir sobre o destino dos animais, que poderão ser encaminhados para adoção.
O diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo, explica que o local é ilegal porque a criação comercial de animais em Curitiba é proibida pela Lei 13914/11. "O fato de termos encontrado vários filhotes configura a criação".
O proprietário do estabelecimento foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde foi lavrado termo circunstanciado por abuso e maus tratos a animais. A Rede de Proteção Animal lavrou duas multas no valor de R$ 50 mil por maus tratos e comércio ilegal de cães.