Paraná

Caderno T é lançado em Curitiba

18 abr 2001 às 11:20

A Casa da Imagem, em Curitiba, abre suas portas esta noite, às 20 horas, para o lançamento da Caderno T, uma publicação do Instituto Takano, de São Paulo. A revista está no número 6 e para prestigiar a sessão confirmaram presença diversas personalidades da cena cultural. Entre elas estarão a artista plástica Tomie Ohtake, o ex-presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Julio Landman e o colecionador Miguel Chaia.

A revista de 15 páginas traz como tema deste mês a polêmica da lei antitabagista do ministro José Serra que proibe a propaganda de cigarros nos eventos culturais. Assim sendo, que fim levarão os eventos promovidos pela indústria como o Free Jazz? Teatro, dança, música que nos últimos anos movimentaram a agenda artística do País sofrerão mudanças radicais a partir de 2003, quando a lei entrar em vigor.


Esse é o lado artístico da questão. Pelo aspecto da saúde é inevitável a influência do vício sobre a juventude, sempre tão sensível a apelos da moda, especialmente ao charme que imaginam existir num cigarro aceso. Esses prós e contras alimentam a discussão. Entre as matérias estão "Patrocínio de Cigarro Vai Virar Fumaça", de Rosa Maspons, e "Com o Pé no Freio", uma entrevista com Adalgiso Telles, porta-voz da Souza Cruz.


Um encarte da revista - Projeto Inserções -, traz o trabalho da escultora plástica curitibana Eliane Prolik que se utiliza de frases (para quem gosta de música, elas indicam as canções "Nada Além", de Custódio Mesquita e "A Felicidade", de Tom Jobim), colocadas num utilitário. Elas interagem visualmente com os elementos do veículo. "A leitura da obra transita entre a fisicalidade do furgão e sua superfície branca como folha de papel. Está em movimento como seu suporte", diz Angélica de Moraes, editora do Caderno T.

Serviço: Caderno T, publicação do Instituto Takano, terá o lançamento do exemplar número seis hoje, às 20 horas, na Galeria Casa da Imagem, Rua Dr. Faivre, 591.


Continue lendo