Um grupo de meteorologistas que persegue tempestades na região de Maringá, o Stormaringá, registrou um vídeo do que seria a formação de um tornado na área rural de Mandaguari, no início da tarde desta sexta-feira (19). A gravação foi publicada no Instagram.
As imagens mostram nuvens bastante carregadas e escuras se movimentando e formando um redemoinho atmosférico. Assista:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Projeto ainda está no papelIbiporã continua à espera de ambulatório veterinário
RegiãoHomem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Norte PioneiroVeículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Sessenta formandosApucarana promove formatura de curso de formação em Libras
No registro publicado, o grupo afirma que, “após anos de busca”, conseguiram fazer a imagem que sempre pretenderam – o Stormaringá foi criado há doze anos. “Desde o começo do Stormaringá, lá em 2012, a gente acreditava que esses fenômenos aconteciam por aqui. Muitos duvidavam e riam quando dizíamos que iríamos filmar um”, diz o relato, afirmando que, várias vezes, perderam o registro por não estar no lugar certo no momento do fenômeno climático.
O Stormaringá finalizou afirmando que tornados ocorrem no Brasil e que, com as mudanças climáticas, a tendência é que a incidência aumente.
De acordo com o site "Mundo Educação", o tornado é provocado pela chegada de frentes frias em regiões com tempo quente e instável, formando uma tempestade que favorece a ocorrência deste fenômeno climático. Eles são mais comuns em determinadas regiões, como a parte central dos Estados Unidos e países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e o Sul do Brasil.