Paraná

Bush declara ofensiva máxima contra terroristas

21 set 2001 às 09:59
O presidente dos EUA, George W. Bush, em pronunciamento na noite desta quinta-feira, disse que os norte-americanos estão prontos para a guerra e vão utilizar todas as armas que possuem para extinguir o terrorismo do mundo. Ele afirma que quer a entrega do líder muçulmano, Osama Bin Laden, e a destruição de grupos e centro de treinamentos terroristas. O Al Qaeda, composto por extremistas liderados por Bin Laden, é o principal alvo de Bush. Para isso, o presidente disse que, se necessário, vai até aplicar sanções econômicas. "Quem não estiver conosco na guerra contra o terrorismo, está com os terroristas", enfatizou. Bush foi aplaudido de pé por todas as autoridades presentes, inclusive pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Os afegãos convocaram na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília) todas as nações islâmicas para lutar contra a retalização dos EUA. O líder do movimento militar Taleban, o mulá Mohammed Omar, afirmou não existir, até o momento, provas concretas sobre o envolvimento de Bin Laden ou de qualquer cidadão afegão nos atos terroristas do último dia 11. Eles prometem uma resposta imediata aos possíveis ataques norte-americanos, que podem acontecer em questão de horas.
Até agora foram contabilizados 6.333 desaparecidos, com 241 corpos encontrados e 6.200 feridos no total de vítimas dos atentados ao Pentágono e ao complexo empresarial World Trade Center.

Continue lendo