O Brasil continua sendo o maior e mais maduro mercado de varejo online na América Latina. Existem 13,2 milhões de usuários de Internet na América Latina. Deste público online, 43% reside no Brasil, 21% no México e 10% na Argentina.
Para se ter idéia, já são 687 sites de comércio eletrônico em funcionamento no Brasil. Essas informações constam do novo relatório entitulado “O Varejo Online na América Latina – Além do Web Site” divulgado recentemente.
De acordo com o estudo, até o final deste ano o varejo online crescerá quase 500% atingindo a cifra de US$ 300 milhões, contra US$ 50 milhões no ano passado. Todo o mercado latino-americano deverá atingir US$ 580 milhões sendo o Brasil responsável por 51% deste bolo.
“Apesar dos números positivos, os varejistas brasileiros precisam resolver alguns desafios operacionais e atrair novos clientes ao canal online”, ressalta o vice presidente do BCG, Fernando Barreto.
Segundo o relatório os varejistas online estão enfrentando dificuldades operacionais. Dos 118 testados pelo BCG, 52 não responderam aos e-mail enviados. Além disso, 42% dos pedidos chegaram após a data de entrega prometida.
< Leia mais>Propaganda online crescerá 7% este ano nos EUA