O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apreendeu 195 veículos e lavrou 547 notificações de trânsito durante os quatro dias do feriado de Corpus Christi. Os trabalhos aconteceram em diversos pontos de Curitiba, em horários alternados, inclusive durante a madrugada, e resultaram também na detenção de 16 pessoas e apreensão de maconha. De acordo com o Comandante, o objetivo desta operação foi dar mais segurança aos motoristas que transitam pela cidade, além de prevenir e diminuir os acidentes entre automotores.
"Os locais foram definidos mediante estudos desenvolvidos pela Polícia Militar (PM), sendo utilizados critérios de tráfego intenso, localidades de entrada e saída de veículos, por conta do feriado, e também na região central onde há concentração de bares de casas noturnas, com o intuito de prevenir a embriaguez", explicou o Comandante do BPTran, Tenente-Coronel Loemir Mattos de Souza.
"Para mais eficácia nos trabalhos, utilizamos os dois ônibus do BPTran, que possibilitam aos policiais ter acesso à informações sobre o veículo e o condutor em tempo real, com auxílio da internet", enfatiza Coronel Mattos. Além dos ônibus equipados com navegação on line na grande rede, o BPTran empregou cerca de 40 policiais por dia de feriados em todas as ações.
Durante as fiscalizações as equipes conduziram os 195 veículos irregulares ao pátio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), número que surpreendeu até mesmo os PMs. "É um número bastante alto, mas pode ser explicado pelo fato de as pessoas acreditarem que no feriado não haveria fiscalização. Nesse sentido, o BPTran realizou justamente o contrário, fez os trabalhos e verificou diversas irregularidades".
Além dos veículos, 16 condutores foram encaminhados à Delegacia de Delitos de Trânsito (DEDETran). Dessas, dez estavam conduzindo o veículo sob efeito de substância alcoólica, desrespeitando a Lei Nº 11.705 do código nacional de trânsito (Lei Seca), que proíbe a combinação entre direção e bebida. Além disso, três pessoas foram detidas por conduzir veículos automotores sem possuir carteira nacional de habilitação (CNH) e outra por violação da suspensão do direito de dirigir. Outras duas pessoas foram encaminhadas pela PM ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – Sul (CIAC-Sul) por portarem 40 gramas de maconha.