Paraná

Bombeiros salvam 72 pessoas no fim de semana

21 fev 2012 às 09:16

O Corpo de Bombeiros atendeu a seis acidentes com meios de transporte e fez 15 atendimentos com o Siate no fim de semana de Carnaval (18 a 19), no litoral do Paraná. Também foram registrados 72 salvamentos e 1.734 queimaduras por água-viva e 51 crianças perdidas foram localizadas, além de uma morte por afogamento, ocorrida em Pontal do Paraná.

"Estamos trabalhando muito para evitar qualquer tipo de acidente, temos 650 guarda-vidas pelo litoral para proteger as pessoas, mas também precisamos da colaboração da população, para não entrar na água se ingerir bebida alcoólica, nadar em áreas protegidas por guarda-vidas e nunca descuidar das crianças", pede o porta-voz do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente Eziquel Siqueira.


Segundo Siqueira, este final de semana foi diferente, bastante movimentado no que diz respeito às atividades dos bombeiros. "Mas além dos guarda-vidas e dos socorristas e médicos do Siate, nós contamos com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que com a aeronave consegue fazer remoções rápidas de vítimas".


Sábado


No sábado, o Corpo de Bombeiros realizou três atendimentos a acidentes com meios de transporte, cinco por meio do SIATE e dois a incêndios. Também foram contabilizados 23 salvamentos. "Dentre estes destacamos três pessoas que estavam em um barco de alumínio que virou na Barra do Saí (divisa do Paraná com Santa Catarina) em Guaratuba, e foram resgatadas com auxílio de moto-aquáticas de salvamento e do Helicóptero Falcão do Graer; e um homem que teve mal súbito dentro da água, no Morro do Cristo (Guaratuba), sendo retirado já em parada cardiorrespiratória e, por meio do atendimento prestado pelos guarda-vidas, equipe do Siate, Graer e Hospital Regional do Litoral, conseguiu sobreviver", destaca Siqueira. Ainda no sábado, houve registro de 19 crianças que se perderam dos pais, sendo localizadas, posteriormente, segundo Siqueira, graças a nosso sistema de comunicação integrado e de identificação das crianças por meio das pulseirinhas. "Ocorreram também 408 casos de queimaduras por água-viva, todos leves, com liberação das vítimas após atendimento do guarda-vidas, os quais fizeram aplicação de vinagre na área atingida", conta o tenente.


Domingo


No domingo (19), foram registrados três atendimentos a acidentes com meios de transporte e 10 atendimentos pelo Siate, além de 49 salvamentos, 32 crianças encontradas e 1.326 incidentes com água-viva. Um dos salvamentos, realizados pelos guarda-vidas em parceria com o Graer, ocorreu por volta das 17h, em Ipanema (Pontal do Paraná). Deivite Adriano dos Santos, de 18 anos, foi retirado da água em parada cardiorrespiratória. "Ainda na praia os guarda-vidas conseguiram, com auxílio da equipe do Siate –socorristas e médico –, reverter a situação, estabilizando os sinais vitais da vítima que foi, posteriormente, transportada até o Hospital Regional do Litoral pelo Helicóptero Falcão do Graer", relata Siqueira. Mais tarde, às 18h30, foram resgatadas cinco vítimas na Barra do Saí, em Guaratuba. "O grupo estava em uma espécie de boia inflável, em forma de barco, que acabou entrando em uma corrente de retorno, sendo levado para o fundo, onde virou. Porém, devido à ação rápida dos guarda-vidas do posto local, com o auxílio das moto-aquáticas de salvamento e do Helicóptero Falcão do Graer, todos foram atendidos e socorridos, sem maiores complicações", revela o tenente.


Morte

Ainda no domingo, por volta das 19h30, em Praia de Leste (balneário de Pontal do Paraná), os guarda-vidas foram chamados para dar atendimento no entreposto, em frente a uma placa de perigo, onde três jovens estavam se afogando. "Duas delas, Ariane dos Santos, 12 anos, e Adriana Camargo Egino, 25 anos, foram resgatas, porém a jovem Kelly Cristina dos Santos, 19 anos, afundou e seu corpo foi localizado minutos depois pelos guarda-vidas", lamenta Siqueira.


Continue lendo