Uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal, realidade hoje (06/07) na PR-317, resultou na apreensão de R$ 100 mil em mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Segundo o delegado da Receita Federal, Décio Pialarissi, os dois órgãos mudaram o foco de atuação e além dos tradicionais ônibus de turismo vindos de Foz de Iguaçu estão fiscalizando veículos de passeio.
Durante o trabalho foram apreendidos três veículos - Gol, Monza e uma caminhonete - e vistoriados três ônibus. Grande parte da mercadoria estava nos veículos de passeio. "No caso dos veículos os donos perdem inclusive a propriedade", disse Pialarissi. Os agentes e policiais encontraram equipamentos de informática, cigarros, bebidas e até produtos de limpeza e gêneros alimentícios, mercadorias consideradas "incomuns" nos contrabandos.
Conforme o delegado, os passageiros dos ônibus e os motoristas dos veículos, além de perderem as mercadorias, sofreram uma representação fiscal que pode resultar também em ação penal pelos crimes de contrabando e descaminho. Pialarissi informou que até dezembro os dois órgãos atuarão em conjunto.