A prefeitura de Curitiba vai abrir licitação no início do segundo semestre para contratação da primeira etapa de obras para implantação do Eixo Metropolitano de Transporte, na BR-476 (antiga 116).
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pelo prefeito em exercício, Beto Richa (PSDB), após o encerramento dos trabalhos da missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Curitiba.
O banco irá financiar as obras do Eixo, previstas num pacote de empréstimo no valor global de US$ 80 milhões. Neste total estão incluídas outras intervenções para melhoria e segurança viária e ampliação da Rede Integrada de Transportes.
Os técnicos do BID passaram 15 dias em Curitiba revisando os projetos, orçamentos e documentos contidos no pedido de empréstimo e aprovaram a solicitação. Agora, o processo entra em tramitação nas instâncias do banco em Washington e a previsão é que a contratação ocorra dentro dos próximos quatro meses.
Tramitação – Paralelamente à tramitação em Washington, o pedido de empréstimo tem que cumprir algumas exigências burocráticas do governo federal, que será o avalista da contratação. Entre estas exigências estão a aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Para a prefeitura, o próximo passo a ser cumprido antes da licitação é o encaminhamento à Câmara Municipal de um pedido de suplementação orçamentária, para incluir os recursos do financiamento no orçamento do município. A solicitação será enviada já na próxima semana e a expectativa é que ela possa ser aprovada antes do recesso de julho.