Paraná

Banda larga deve mudar os modelos de negócios

03 abr 2001 às 12:05

A consultoria Ernst & Young divulgou, sexta-feira, um estudo baseado em entrevistas com mais de 100 presidentes de empresas e altos executivos de vários países. A pesquisa revelou que os próximos anos serão marcados por reestruturações nas áreas de comunicação e entretenimento, bem como nos setores tecnológicos e industriais.

Além disso, cerca de dois terços dos executivos entrevistados citaram, por exemplo, a conectividade de banda larga como o fator imediato e mais significativo para se chegar a essas transformações. O estudo detectou também que o ambiente de concorrência acirrada no setor de telecomunicações deve incentivar o desenvolvimento de modelos de negócios alternativos, além de aumentar a variedade de canais de informação e publicidade.


Outra conclusão importante da pesquisa, diz respeito à produção de conteúdo nos portais. De acordo com a consultoria, o acesso digital por banda larga está proporcionando novas oportunidades para os produtores de conteúdo - criadores das páginas dos sites - em conjunto com as áreas de publicidade. Para os entrevistados, os profissionais que quiserem capitalizar essas novas chances de negócios precisarão planejar basicamente formas criativas de chamar a atenção dos seus leitores. Só assim esses executivos acreditam que será possível aproveitar plenamente canais de receita como conteúdo por assinatura e o modelo pay-per-use (pagamento por tempo de uso).


A publicidade na Internet, que passa por um momento de muitas dúvidas, foi apontada pelos executivos como um das grandes frustrações da rede, embora as perspectivas a longo prazo sejam otimistas. No entanto, o estudo revela que a partir de agora esses gastos serão ditados por companhias tradicionais e não mais por empresas pontocom.

Como conclusão da pesquisa, os entrevistados apontaram a necessidade das empresas se tornarem mais ágeis, sempre com foco claro nos clientes. Para tanto, os executivos acreditam que é preciso melhorar os sistemas tecnológicos e operacionais. Mais de 40% desses profissionais consideraram também que o lançamento constante de novos serviços é uma das principais formas das empresas modernas se posicionarem em mercados competitivos. Outra resposta mostrou que 32% dos entrevistados mencionaram a necessidade das companhias recrutarem talentos certos, para vagas específicas, como uma atitude que faz diferença em qualquer país do mundo.


< Leia mais>Globo.com - Inverno Russo


Continue lendo