Paraná

Baixa procura faz Paraná prorrogar vacina contra gripe

02 mai 2001 às 18:00

O Paraná vai ter o prazo da campanha nacional de vacinação contra gripe prorrogado. A campanha encerraria na sexta-feira, mas apenas 41% da população paranaense com 60 anos ou mais tomaram a vacina, situação que levou a Secretaria Estadual de Saúde a esticar o prazo para próxima semana.

A campanha começou no último dia 23 e a meta do Estado era vacinar até sexta-feira 100% do público-alvo, um universo de 723 mil pessoas.


Segundo a secretaria, cerca de 300 mil pessoas já se vacinaram. A procura foi inferior aos últimos dois anos, segundo informa a chefe do departamento de doenças imunopreviníveis Miriam Woiski. O motivo, conforme explica Miriam, seria o receio dos idosos de que a vacina possa ter alguma contra-indicação. "A vacina não causa alergia e o Estado nunca registrou casos de reações adversas nesses três anos que a campanha vigora", salienta.
No entanto, a médica divulga que 5% das pessoas que tomam a vacina podem apresentar um mal-estar passageiro, que pode durar até 48 horas. "Mas não há perigo nenhum", adverte Miriam.

Leia mais em reportagem de Katia Michelle, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira


Continue lendo