O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Ibiporã implantou neste mês de o sistema de leitura, impressão e entrega simultâneas de faturas. A autarquia adquiriu recentemente coletores eletrônicos de dados para que através destes aparelhos a leitura seja feita no hidrômetro e imediatamente a fatura seja impressa e entregue ao consumidor.
Nesta última semana, os leituristas do Samae passaram por treinamentos com esse sistema que irá facilitar para que o cidadão faça o planejamento e pagamento das faturas além de poder acompanhar todo o processo instantaneamente.
Segundo o Diretor Administrativo do Samae, José Aguimar de Freitas, o processo que era feito até hoje precisava que o servidor se deslocasse até a residência para efetuar a leitura do hidrômetro, voltasse com os dados para que o Samae enviasse a uma gráfica para imprimir a fatura para apenas de 10 a 15 dias depois, o servidor ter que retornar a residência para entregar a fatura a ser paga.
"Com esse novo sistema de leitura e impressão simultânea vamos evitar o serviço dobrado dos leituristas e facilitar para que o cidadão tenha com antecedência a conta que irá vencer no próximo mês, podendo ainda fiscalizar na hora o trabalho de leitura", salientou.
Como a fatura que vence em fevereiro foi feita pelo antigo sistema e o cidadão já a recebeu neste mês, o Diretor informa que a partir do dia 15, quando iniciarem as leituras novamente dos hidrômetros, o consumidor receberá ainda em fevereiro a fatura que vencerá em março, porém, a partir do mês seguinte tudo será normalizado.
O novo sistema já é utilizado por outras companhias de água e também pela Copel.