O total de registros de armas de fogo novas no Paraná subiu 92%, segundo as estatísticas da Polícia Federal. Os dados acompanham o índice nacional, que eleva em 91% o volume de arsenal novo da população. Ao que tudo indica, esse número deve aumentar, se os quatro decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), publicados na noite da sexta-feira (12), forem consolidados. A novidade coloca novamente a flexibilização de acesso às armas de fogo em discussão.
Desde a assinatura do documento, mais de 30 PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) foram protocolados na Câmara dos Deputados na tentativa de anular os decretos 10.627/21, 10.628/21, 10.629/21 e 10.630/21, que modificam o Estatuto do Desarmamento.
Entre os diversos pontos alterados, está a ampliação de quatro para seis o limite de armas de fogo de uso permitido por cidadão; a permissão para que atiradores adquiram até 60 armas e caçadores, 30, nesses casos, a autorização do Exército só será necessária quando as coleções superarem os limites estipulados. Também foi ampliado o volume de munição para os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), para 2 mil projéteis por ano.
Leia mais na Folha de Londrina.