Paraná

Artistas fazem protesto contra a violência neste domingo

09 nov 2012 às 12:22

Artistas se reúnem na Praça 19 de Dezembro (do Homem Nu) neste domingo (11), em Curitiba, a partir das 12h, em uma mesa pública de reflexão sobre as diferentes formas de violência.

Segundo a atriz, diretora e produtora de teatro Nena Inoue, uma das organizadoras do evento, a ideia é olhar, pensar e propor uma cidade diferente. "Esperamos que essa seja a primeira de algumas iniciativas que virão aí para discutir a cidade onde a gente vive. Queremos levar para a praça o nosso olhar, a nossa experiência, as nossas revoltas e o nosso encanto com a cidade", conta.


Ela pede que os participantes levem alimentos, que serão compartilhados, e também que usem roupa e lenços brancos. "Apesar de falarem o contrário, o curitibano recebe muito bem o que acontece na rua. Mas a gente está ficando com medo de ocupar os espaços públicos", completa.


O que motivou o manifesto foi a violência sofrida pela também atriz curitibana Silvia Patzsch. Durante assalto na noite de segunda-feira (5), no bairro Bairro Alto, ela foi baleada. O tiro atravessou o peito e perfurou o pulmão da atriz, que está internada no Hospital Cajuru, embora não corra mais risco de morte.


"Foi muito espontâneo. Parti de uma indignação, de uma perplexidade com o que aconteceu com a Sílvia e então liguei para alguns amigos, quando decidimos fazer alguma coisa. Foi uma espécie de gota d’água, mas existem muitas outras Sílvias por aí. E o que queremos não é mais armamento; muito pelo contrário. Queremos discutir as bases da violência", diz Nena Inoue.


Para o artista Luiz Felipe Leprevost, estamos vitimados por uma violência sem rosto, sendo que já não é mais tão simples apontar os culpados. "Por isso devemos ir na fonte, que é a educação. O cidadão não pode ter medo da cidade, não pode ter medo de usar a cidade, de manhã, de tarde e de noite. Nós precisamos das ruas, as ruas precisam da gente", defendeu.

Presenças confirmadas: Beto Bruel (iluminador teatral), Luiz Felipe Leprevost (poeta, ator, musico), Itaércio Rocha (artista do Grupo Mundareu/Garibaldis & Sacis), Robert Amorim (cozinheiro e agitador cultural), Luis Melo (ator), Igor Cordeiro (músico), Marco Mello (galerista da Casa da Imagem), Nena Inoue (atriz e produtora teatral), Anna Paula Zétola (atriz e coordenadora do SESI), Cleber Braga (diretor teatral), George Sada (ator e diretor/Escola Cena Hum), Marcos Cordiolli (educador e cineasta), Goura Nataraj (ativista urbano), Ana Rosa Tezza (atriz e diretora teatral) e Ulisses Galetto (músico). (Atualizado às 13h08)


Continue lendo