Paraná

Área experimental da Monsanto será vistoriada pela Seab

29 mai 2003 às 10:52

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) está levantando os meios legais de promover a vistoria na unidade de pesquisa da Monsanto em Ponta Grossa, requisitada pelo Ministério Público (MP) Estadual.

O MP recebeu denúncias da existência de sementes transgênicas para multiplicação na unidade da Monsanto, ocupada por cerca de 100 famílias do MST desde o dia 16.


O secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessutti, se reuniu nesta quarta-feira com representantes da delegacia regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.


''A delegacia entende que não há necessidade de nós fazermos essa vistoria. Mas é desejo nosso e por isso estamos trabalhando para viabilizar a ida de uma equipe'', relatou.


Logo depois da invasão na fazenda, a delegacia produziu um laudo atestando a regularidade dos experimentos da Monsanto. ''Gostaríamos de, junto com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) fazermos as nossas próprias averiguações'', acrescentou Pessutti.


A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) também fará uma vistoria técnica na unidade, mas a data ainda não foi definida.

O presidente do Bloco Parlamentar Agropecuário da Assembléia Legislativa, deputado Elton Welter (PT), e o deputado estadual Padre Paulo (PT) marcaram para hoje uma visita à Monsanto.


Continue lendo