Paraná

Arapongas é obrigada a limpar lixão

10 mai 2001 às 18:43

A prefeitura de Arapongas (37 km a oeste de Londrina) é a responsável pela limpeza dos entulhos que as indústrias moveleiras estão depositando na área onde fica a nascente do Ribeirão Três Bocas, no Jardim São Rafael. Uma máquina contratada pelo município deve iniciar amanhã (11/05) a remoção do lixo que há cerca de oito meses vem sendo depositado no local. A decisão foi tomada hoje pela manhã (10/05) em reunião com a participação do prefeito José Bisca, secretários e empresários do setor moveleiro.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) notificou a prefeitura por não estar protegendo a área de preservação permanente, podendo aplicar uma multa pela infração. A água do manancial está apresentando tonalidade turva por causa do despejo dos entulhos. O município tem um mês para limpar a área e apresentar um plano de recuperação ambiental, medidas que a prefeitura garante cumprir dentro do prazo estipulado.
Segundo o secretário de Viação e Obras Públicas, Israel Biason Filho, a área anexa à nascente do Ribeirão Três Bocas tinha autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para servir como aterro.


O promotor do Meio Ambiente em Arapongas, Nelcino Moura de Oliveira, disse que não foi convidado para a reunião de ontem. Ele informou que na próxima semana deverá visitar o local com fiscais do Ibama para verificar a gravidade da contaminação da nascente.
A prefeitura também pode ser multada pelo Ministério Público, caso não cumpra as determinações do Ibama.


O Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (Sima) informou que já foi adquirido na zona rural um terreno apropriado para o aterro, que abrigará aproximadamente 5% dos entulhos. O chefe regional do IAP, Andrew Pinheiro Neto, lembrou que o terreno destinado pela prefeitura ainda não está lincenciado. Técnicos estão fazendo um estudo de viabilidade da área, que deve estar concluído na próxima semana.

* Leia mais em reportagem de Guilherme Gouveia, na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira


Continue lendo