A Polícia Ambiental confirmou, na semana passada, a implantação do 3º Pelotão na cidade de Apucarana (53 km de Londrina). O anúncio foi feito após reunião realizada entre o vice-prefeito do município, Sebastião Ferreira Martins Júnior, e o comandante da PM Ambiental em Londrina, tenente Carlos Isan Fernandes. O objetivo é que o órgão passe a funcionar na antiga sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na saída para Curitiba.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Apucarana, não há data para inauguração da nova sede. O prédio será reformado, mas ainda não se sabe quem vai arcar com estes custos. A administração municipal deve buscar o apoio de empresários locais para auxiliar no investimento. A intenção é atender 24 municípios do Vale do Ivaí.
Apucarana possui apenas oito policiais que trabalham em uma espécie de posto. Com a vinda do pelotão, a expectativa é de que o efetivo aumente para até 30 agentes. Entre as atividades da PM Ambiental estão a fiscalização de crimes relacionados a caça, pesca e desmatamento.