Paraná

Apucarana terá sistema de parquímetro inédito no Brasil

30 jul 2006 às 17:56

Na última sexta-feira (28) foi apresentado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), o equipamento equipamento de controle de vaga (parquímetro) que em breve estará funcionando na cidade. A nova tecnologia substituirá as atuais cartelas de papel do sistema conhecido como Zona Azul de Apucarana e faz parte de um sistema de controle de estacionamento rotativo pago, que hoje está implantado em algumas das maiores e mais modernas cidades do mundo.

O processo alia tecnologia moderna com simplicidade de operação e segurança e receberá o nome de "Rotativo Apucarana". Para Antônio Waldemar Garcia, vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Apucarana, a apresentação foi uma oportunidade de esclarecimento de possíveis dúvidas e detalhes do processo de transição para o novo sistema.


O sistema "e-parq" que será usado em Apucarana é inédito no Brasil e será administrado pela empresa Lapaza Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação. Essa semana a empresa já deu início a construção das cerca de 100 bases que futuramente servirão para a instalação dos parquímetros. A empresa ressalta que a população terá acesso a uma campanha educacional para saber como usar o sistema antes de sua efetiva implantaão.


A grande vantagem para o sistema atual é a justiça na hora de cobrar. "Por isso dizemos que é simples de usar e justo para pagar. Depois dos 30 minutos, a pessoa só paga o tempo que foi usado, pagando apenas um centavo e meio por minuto adicional. Se ficou 34 minutos, vai pagar por 34 e não por uma hora como acontece com o sistema de hoje", explica Fernando Borges, representante da Lapaza. De acordo com ele, outra vantagem do sistema é a tolerância mínima e máxima. "Depois de acionar o controlador, se a pessoa voltar em menos de 10 minutos, ao desacionar ela terá seus créditos recuperados. No caso de ultrapassar o prazo máximo de duas horas, o usuário terá até cinco minutos de tolerância gratuitos. É válido ressaltar que sempre próximo de cada parquímetro haverá um funcionário para orientar ou vender os créditos", assinala.

Pelo contrato de licitação, a empresa Lapaza Empreendimentos Ltda tem agora o direito de explorar o sistema por cinco anos, renovável por mais cinco anos de acordo com entendimento entre as partes. Do total bruto arrecadado, a empresa repassará 7% ao município, sendo recolhido diretamente ao Fundo Municipal de Trânsito e, posteriormente, revertido em prol da melhoria do setor, como sinalização e até mesmo, manutenção do pavimento.


Continue lendo