Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Investigação da PM

Apucarana tem aumento de 45% nos atendimentos de violência doméstica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 fev 2021 às 17:35

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O 10° Batalhão da Polícia Militar divulgou os dados comparativos do número de atendimento de situações relacionadas com o crime de lesão corporal – violência doméstica entre 2019 e 2020, constatando um número 45% maior no ano passado. Vale lembrar que Apucarana é uma das sete cidades do Paraná a contar com instalações públicas e profissionais exclusivas para atender mulheres em situação de violência doméstica.

O Major Vilson Laurentino da Silva acredita que o aumento no número de atendimentos se deva à maior divulgação sobre os direitos das mulheres, ao incentivo de buscar ajuda especializada e ao encorajamento que as mulheres vêm tendo para denunciar o agressor. Para a secretária da Mulher, Denise Canesin, as ferramentas de combate à violência doméstica oferecidas pelo poder público municipal, em parceria com a PM, fazem toda diferença. "O sucesso de nosso trabalho não seria possível sem o apoio incondicional da Prefeitura e do prefeito Júnior da Femac, que é muito sensível à causa da violência contra a mulher. A parceria com a PM confere maior segurança às mulheres que, além de ser atendidas emergencialmente, serão acompanhadas pela equipe do CAM.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2020, o 10ºBPM fez campanhas em parceria com a secretaria Municipal da Mulher e do CAM – Centro de Atendimento à Mulher. Os resultados apontados pelo levantamento mostram que as mulheres procuraram mais ajuda para sair da situação de violência doméstica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo



Em 2019, a PM atendeu 537 Chamadas recebidas, sendo 300 casos consumados de violência. Já em 2020, foram 781 chamadas, com um aumento de 45%, e 357 casos concretizado, representando um crescimento de 19%. Além disso, o Centro de Atendimento à Mulher recebeu 362 casos no ano passado, estampando um aumento de 52,74% em comparação aos 237 casos de 2019.

Publicidade


Especializados Cerca de oito novos casos são atendidos no CAM por semana, isto é, mulheres atendidas pela primeira vez no serviço – afora os casos em acompanhamento pelo Centro. O suporte, tanto no momento da violência doméstica (PM) quanto no pós-atendimento (CAM), estão cada vez mais especializados. No ano passado, por exemplo, o 10°BPM criou o POP – Procedimento Operacional Padrão – uma padronização do atendimento policial militar às mulheres, que fornece auxílio e acolhimento e já é um referencial no atendimento à mulher em situação de violência doméstica em todo o Estado.


O CAM, por sua vez, oferece atendimento individual e sigiloso, inteiramente gratuito, realizado por equipe interdisciplinar exclusiva, composta pelas áreas do direito, psicologia e serviço social.

O CAM fica aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, (Rua Castro Alves, n° 1629 – Jardim América) e atende pelos telefones (43) 3422-4479 ou 0800 645 4479.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo