Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desvio de 10 doses

Apucarana: falsa enfermeira vai ser ouvida por deputados que investigam fura-filas da Covid-19

Rafael Machado - Grupo Folha
19 mai 2021 às 19:36

Compartilhar notícia

- Reprodução/MP-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falsa enfermeira de 46 anos que confessou ter desviado 10 doses da AstraZeneca na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Apucarana prestará depoimento nesta quinta-feira (20), a partir das 15h, para a Comissão Especial da Assembleia Legislativa que investiga denúncias de fura-filas. Segundo o vice-presidente do grupo, deputado Delegado Jacovós (PL), a oitiva foi autorizada pela Justiça e vai acontecer na sede do Tribunal do Júri, localizada no Fórum da cidade.


A comissão foi criada no final de abril. O deputado Delegado Francischini (PL) é o presidente, Jacovós atua na vice-presidência e Hussein Bakri (PSD) está como relator. O objetivo é reunir informações que ajudem a fiscalizar a imunização. "Ela não pode ser responsabilizada criminalmente ao final da nossa apuração. Isso é tarefa do Ministério Público e da Polícia Civil". A suspeita está detida preventivamente por peculato, infração de medida sanitária e exercício ilegal de profissão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o parlamentar, o relatório deve ser concluído em julho. Na sequência, o documento será encaminhado aos órgãos de controle, como a Controladoria-Geral do Estado. A pasta mantém uma página na internet com a quantidade de pessoas que desrespeitaram a fila de vacinação. Os deputados apuraram que 30 políticos, entre vereadores e prefeitos, teriam cometido as irregularidades. A ordem de aplicação das doses foi definida no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e deve ser seguida pelos estados e municípios brasileiros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ataque em Cambé

Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná

Imagem de destaque
Veja seu local

Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo

Imagem de destaque
Empurrava bicicleta

Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário


O Ministério Público abriu um inquérito civil para verificar se agentes públicos sabiam do desvio. De acordo com a promotora Fernanda Lacerda Trevisan Silvério, os depoimentos vão começar na semana que vem. Os responsáveis podem sofrer uma ação por improbidade administrativa.

Em depoimento na unidade policial, a falsa enfermeira disse que o coordenador da vacinação em Apucarana tinha conhecimento que ela não possui formação na área. Com mais de 30 anos de carreira pública, o servidor foi afastado por tempo indeterminado pelo secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta. Ele é alvo de uma sindicância aberta pela prefeitura. A apuração interna deve ser encerrada até o mês que vem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo