Paraná

Após protestos, índios conseguem reunião em Brasília

09 fev 2010 às 22:01

Após uma série de protestos em todo o Paraná, índios conseguiram agendar uma reunião para a próxima quinta-feira (11), na presidência da Funai, em Brasília, com lideranças indígenas e representantes do Governo.

Nesta terça (9), eles estiveram reunidos em Curitiba com membros dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, funcionários da Funai de Curitiba e de Guarapuava, de representante da Funai de Brasília e outras pessoas vinculadas à causa indígena.


Os índios querem que a coordenação administrativa da Funai continue no Paraná. Reestruturação feita pelo Governo Federal, por meio do decreto nº 7.056, de 28 de dezembro de 2009, transformou as três regionais administrativas da Fundação no Estado em Comissões Técnicas. Duas outras regionais administrativas foram criadas no estado de Santa Catarina, às quais o Paraná ficou vinculado.

"A reunião foi tensa, mas abriu-se um canal de diálogo entre os índios e a Funai de Brasília. Com isso, esperamos que os ânimos se acalmem e que se possa chegar a um consenso a partir da próxima reunião", afirma o promotor de Justiça Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção às Comunidades Indígenas.


Continue lendo